quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Oxalá , criador do mundo





Oxalá, é originário do Yorubá, muito cultuado no Brasil, quem numa gira, em algum terreiro de umbanda, nunca viu ou reparou na gigantesca imagem de Jesus Cristo no altar? Mesmo nas tendas destinadas ao candomblé, em que é feita a gira de umbanda fora dos dias de toque, existe um altar com Jesus Cristo em destaque. Nem preciso salientar que o sincretismo de Oxalá na umbanda é Jesus Cristo, acho que já deu para raciocinar.
Na África, Oxalá tem outro nome, é cultuado como Obatalá, e quando os negros chegaram ao Brasil, trouxeram ainda outro nome com eles, o nome de Orixalá, o qual tem o significado de Orixá dos Orixás.
Nos cultos africanos, Oxalá é o patriarca da família, chefe da família dos Orixás, traz junto de si a memória de outros tempo, as soluções de problemas semelhantes que já foram enfrentados no passado, e uma sociedade que cultiva firmemente seus ancestrais deve muito respeito a Oxalá.
Oxalá é ainda o responsável pelo princípio da geração, o que o torna também responsável pela existência de todos os seres do céu e da terra.
A cor que representa Oxalá é o branco, por ser o branco a soma de todas as cores, e simbolizar paz, pureza e limpeza.
Por isso tanto na umbanda como nos candomblés, encontramos os integrantes da gira ou toques de branco, simbolizando uma homenagem ao pai dos Orixás.
Também ocorre das pessoas vestirem o branco nos terreiros, e juntarem na roupa branca as cores do seu eledá que é seu primeiro Orixá de cabeça e juntar tambpem cores de seu ajuntó que são os Orixás que auxiliam o Orixá de cabeça.
O curioso é que as lendas explicam que todos os Orixás são filho de Oxalá, menos Logum Edé, que é filho de Oxosse com Oxum, e Iemanjá, que segundo as lendas é filha de Olookun, o mar.
Nos candomblés, ainda encontramos o desdobramento do Orixá Oxalá em mais duas qualidades, estas sendo Oxaguian, que representa Oxalá em sua juventude, Oxalá molo e Oxalufan, que representa Oxalá mais velho, o ancião.
Falando sobre Oxaguian, sem nos adentrarmos muito nas qualidades de Oxalá existentes no candomblé, que são 16, Oxaguian é originário de Ifé, na Nigéria, onde correu o mundo conquistando seu reinado.
Considera-se Oxaguian como um Orixá funfun, porque manipula e tem poder sobre a formação dos seres do outro mundo e deste mundo.
Uma curiosidade, é que Oxaguian tem o significado de " orixá comedor de inhame pilado, sendo seu símbolo o Idá ( espada ).
Oxalufan, o Oxalá ancião, também é orixá funfun, carrega um cajado de nome Opaxorô, ou cetro do mistério. Criador de todos os seres do mundo, chamam-no de modelador dos homens, podemos até traçar um paralelo com a Biblia, que ensina-nos que Deus criou o homem de barro, os moldou a sua imagem e semelhança.
Oxalufan não como sal, e o caracol como sua oferenda predileta, embora a maioria das pessoas ofertem canjica branca.
A cor usada para Oxalá, mais uma vez, não importando sua qualidade, será sempre o branco.
Nos terreiros e tendas, a primeira guia que o filho de fé ganha ao tornar-se membro da tenda é a guia de Oxalá, toda branca.
O boldo é sua erva mais importante, tanto que é conhecido como tapete de Oxalá. O dia da semana consagrado a Oxalá é sexta-feira, mas pude aprender recentemente que o candomblé da Angola reserva o dia de quinta-feira a aprtir das 18 horas até as 18 horas de sexta -feira em resguardo, sem fazer obrigações e com o máximo de respeito.